「大掃除」(Oosouji) – A grande limpeza tradicional de fim de ano

No Japão, como em todos os outros países, existem as tradições de finais de ano.

E como já é do conhecimento de muitos, os japoneses são imensamente ricos em tradições e rituais, e com o bom e velho habitual respeito de sempre, seguem à risca.

Dentre diversos, podemos citar um dos mais famosos e conhecidos rituais de final de ano, o 「大掃除」(Oosouji), traduzindo de um modo simples e direto, nada mais é do que aquela bela faxina geral dentro de casa.

Porém, por se tratar de uma tradição bem antiga – mais precisamente, ela existe desde o período Edo –, significado mais aprofundado.

Basicamente, trata-se de “uma grande limpeza, retirando toda fuligem que ficou acumulada durante o ano, deixando a casa limpa para possibilitar a entrada de boas novas no novo ano que está por vir”.

Naquela época, era comum as famílias possuírem lareiras dentro de casa; embora hoje em dia não seja mais comum, essa tradição se mantém milenar.

E a tradição diz que não se deve limpar somente o que os olhos podem enxergar, mas sim a limpeza completa, de toda poeira e fuligem que fique “escondida” aos nossos olhos. Existe também uma data específica para essa limpeza, sendo todo dia 13/12, mas, devido a correria dos dias atuais, é mais comum ocorrer até o final do mês de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *