Cerimônia de formatura e de entrada das escolas japonesas

Como já sabemos quando começa e quando termina o ano letivo no Japão, falaremos então sobre as cerimônias de formatura e de entrada nas escolas.

A cerimônia de formatura, de um modo geral, chama-se「卒業式」Sotsugyoushiki, (somente creches e escolinhas são chamadas de「卒園式」Sotsuenshiki), e na maioria das escolas no Japão, acontecem no fim de março, enquanto a cerimônia de entrada「入学式」Nyuugakushiki, no início de abril.

Cerimônias bastante similares, principalmente no quesito participação dos pais, torna quase que obrigatória a participação da mãe ou do pai — e até mesmo dos dois — nesse momento tão marcante e especial na vida de seus filhos. Para isso, existe até a etiqueta da vestimenta, precisando ser semiformal, inclusive, as cores das roupas já são “preestabelecidas”.

Primeiro, falando da vestimenta dos alunos, para as crianças que estão se formando na creche e escolinhas geralmente utilizam-se roupinhas sociais, podendo utilizar em ambas as cerimônias (formatura e logo em seguida no ingresso da nova escola). Já para as crianças que estão se formando no ensino fundamental I (shougakkou), depende muito de cada escola, mas normalmente utiliza-se já o novo uniforme da próxima etapa escolar, que será o ensino fundamental II (chuugakkkou) e o mesmo acontece para o ensino médio (koukou), sendo que nessas últimas duas escolas é obrigatório o uso do uniforme formal.

Sabendo que essas cerimônias não são somente um momento importante para os alunos, mas também para os seus pais, seguiremos falando sobre a vestimenta dos pais.

Para as mães, o mais usual é utilizar saia ou vestido na altura do joelho, blazer, scarpin e bolsa básica/lisa; além de ser  necessário se atentar às cores, pois apesar de a  etiqueta indicar que seja um traje de cores como cinza, preto e azul marinho, deve -se tomar cuidado para não ficar com um look totalmente preto e parecer em luto. Ainda que não seja obrigatório, muitas mães e professoras utilizam também um broche de flor artificial, sendo mais comum flores imitando o Sakura.

E quanto à vestimenta do pai, segue a mesma linha de regra da mãe. Utilizar um traje social de cores como preto ou azul marinho, tomando cuidado para não ser um terno totalmente preto que costuma utilizar para trabalhar, por exemplo, não que seja proibido utilizar um terno todo preto, porém é necessário a mesma cautela para não parecer em luto.

A camisa aconselha-se ser branca e uma gravata prateada, apesar de que hoje em dia, muitos pais têm escolhido gravatas rosa claro, vermelho, azul e roxo. Escolhê-los não significa que estará violando a etiqueta, mas deve-se evitar cores que chamem muita atenção.

Essas cerimônias geralmente acontecem no próprio ginásio esportivo da escola. Dependendo, algumas escolas solicitam para levarem consigo seu próprio chinelo 「スリッパ」Surippa, e de preferência levar em cores escuras.

Por fim, nessas cerimônias, os alunos geralmente apresentam-se com canções dentre outras apresentações, causando sempre bastante comoção para todos os presentes, é quase impossível não derramar lágrimas de emoção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *