Dúvidas Comuns!

Confira respostas para as dúvidas mais frequentes:

1. Menores de 18 anos poderão participar??
Sim, poderão participar pessoas que tenham o ensino médio completo. No seu caso precisará da autorização dos seus pais para viagem internacional.

2. Posso levar meus filhos?
Somente após alterar seu visto para visto de trabalho será permitido levar dependentes.

3. Posso interromper o curso antes do final do primeiro semestre?
Caso interrompa o curso antes do término do primeiro semestre não haverá devolução do investimento inicial e precisará retornar ao Brasil, pois não justifica sua permanência no Japão com visto de estudante.

4. Tenho conhecimento da língua japonesa, mas não fiz curso, posso participar?
Pode participar porém será necessária a comprovação de 150 horas de estudo de japonês, com declaração de escola, empresa habilitada ou comprovante de ter estudado em escola japonesa no Japão. Também é possível a comprovação apresentando o N5 no teste de proficiência em língua japonesa.

5. Se não tiver Fiador familiar, como posso fazer?
A necessidade do fiador familiar é uma das solicitações da imigração japonesa, porém ele pode residir no Brasil ou no Japão.

6. Após o curso, posso ficar no Japão para trabalhar por mais quantos anos?
O objetivo é que o estudante se profissionalize no Japão ou atue profissionalmente com a profissão que já possui. Desta maneira poderá ser contratado por empresa japonesa e ter seu visto de trabalho, podendo então levar sua família.

7. Posso trancar a matrícula durante o curso?
Existe esta possibilidade, mediante análise do motivo e autorização da instituição de ensino.

8. Tenho filho de colo, posso levar?
Somente após alterar seu visto para visto de trabalho será permitido quaisquer dependentes.

9. Terá um teste para conhecer o nível de conhecimento da língua japonesa dos candidatos?
Poderá ser feita uma entrevista com o responsável pela Instituição de ensino, via videoconferência, para verificar os conhecimentos básicos de Japonês.

10. O curso pode ser concluído em menor tempo?
Sim, depende do rendimento escolar de cada aluno, no mínimo 6 meses até 2 anos.

11. Se eu tiver o visto, como ficará os custos e os procedimentos?
O pagamento da primeira semestralidade do curso, matrícula e materiais deverá ser realizado após a emissão do certificado de elegibilidade, previsão para ser efetivado aproximadamente um mês antes da viagem ao Japão.

12. Quais os tipos de apoio que serão oferecidos aos alunos?
Assistência a vida no Japão, documentação e seguro saúde, Indicação a vagas de trabalho.

13. Durante o curso eu posso ir ao Brasil?
Existem períodos de férias escolares, durante estes períodos o aluno poderá viajar ao Brasil desde que antecipadamente cumpra com todas as suas obrigações acadêmicas e financeiras.

14. Posso parcelar ou financiar o investimento para este programa?
Sim. Temos parceiros e após analise poderão financiar o valor para o estudante. Porém, o pagamento para a instituição de ensino deverá ser feito em apenas uma parcela.

15. Eu vou conseguir um emprego? Como eu sei que vou conseguir um trabalho?
Sim. Existem diversas ofertas de trabalho para todos os estudantes, podendo contar com o apoio dos coordenadores da escola Nippon Academy para encontrar uma vaga. Até hoje, nenhum estudante ficou sem trabalhar (a não ser que seja essa a opção dele). Portanto, sempre tem oferta para estudantes! Não comparar as ofertas de trabalho para estudantes e para descendentes residentes no Japão, pois são coisas diferentes! =)

16. Onde vou morar? Terei algum suporte no Japão?
A moradia é opcional, mas indicamos que os estudantes optem pelo alojamento da escola Nippon Academy. A locação do alojamento é renovada a cada 6 meses, podendo se mudar após esse período (porém não compensa muito). A escola é responsável legal perante os estudantes, portanto, prestará todo o suporte necessário para a moradia e estadia do estudante no Japão.

17. Com o salário que vou receber, conseguirei me manter no Japão?
Sim. Com o rendimento de 28hs semanais trabalhadas, o estudante consegue pagar o alojamento e se manter no Japão (paga-se o alojamento, estudos, alimentação e vestuário), porém, claro, isso vai depender do seu estilo de vida/consumo de cada um.
Obs: o salário depende, mas normalmente é de 1000 ienes a 1400 ienes por hora.

18. Posso participar mesmo não possuindo o comprovante das 150 horas de estudo de japonês?
Sim. A entrega do comprovante pode ser feita alguns meses antes de iniciar as aulas no Japão. E para comprovar as 150hs de estudo de japonês, existem 3 opções:
1. Comprovante de 150hs de aulas de japonês emitido por alguma empresa ou escola;
2. N5 do nouryokushiken (JLPT);
3. Nível F do J-test.

19. Posso parcelar ou financiar o investimento?
Sim. O investimento do contrato de assessoria pode ser parcelado, e o investimento do 1º semestre de aulas poderá ser financiado por alguma financiadora contratada particularmente pelo estudante.

20. Existe a possibilidade de ingressar numa faculdade/universidade no Japão?
Sim. Após o curso de japonês, terá oportunidades de ingressar em uma universidade japonesa e a escola Nippon Academy te apoiará nisso.

21. Tenho chances de profissionalização no Japão? É possível converter o visto de estudante para o visto de trabalho?
Sim. Quem se profissionalizar tem a chance de ser contratado por empresa japonesa e converter o visto de estudante para o visto de trabalho.
O candidato que já possui alguma profissão no Brasil, após cursar o mínimo de 6 meses do estudo de japonês na escola Nippon Academy, se tiver demanda no Japão terá grandes chances de ser contratado por alguma empresa japonesa (mas vai depender também do desempenho no nível do idioma).

Como morar no Japão? Quero me candidatar!