Shin Nenkai -「新年会」

O「新年会」(Shin Nenkai) é um costume sempre presente no início do ano no Japão. Pode ser traduzido como uma “confraternização de Ano Novo”, evento geralmente realizado entre amigos/colegas de trabalho. Mas para exemplificar melhor, é preciso falarmos primeiro de um evento bastante semelhante, o「忘年会」(Bounenkai).

O「忘年会」(Bounenkai), é uma festa que envolve comidas e bebidas, considerado um momento de grande descontração e entretenimento, mas como se fosse uma festa para “esquecer” o ano que passou. O Bounenkai se formalizou a partir da era Meiji no Japão, e o termo se oficializou após ser citado no famoso romance chamado 「吾輩は猫である」(wagahai wa neko de aru) – ”Eu Sou um Gato” em 1905.

Nessa época, os alunos que não voltavam para a casa dos pais no final do ano, e os burocratas que recebiam bônus do trabalho, saiam para beber no fim do ano; desde então, este tipo de confraternização foi popularizada como uma festa de final de ano. Os japoneses consideram esse momento para olhar para o ano que passou, e receber o novo ano com os sentimentos renovados.

Já o Shin Nenkai é um evento realizado preferencialmente durante o mês de janeiro, o qual envolve também comidas e bebidas, sendo um momento de grande descontração e entretenimento; porém, este é para brindar desejando boas-vindas ao novo ano. Nos eventos empresariais, por exemplo, existem 2 grandes motivos para a realização desta confraternização: o primeiro motivo, é para melhorar a motivação no trabalho e compartilhar as novas metas e diretrizes para o novo ano.

E o segundo motivo, é de criar um momento para que os funcionários possam interagir uns com os outros, tendo em vista que há trabalhos que não possibilitam uma interação mais tranquila. Além de ser um bom momento para os novos funcionários e/ou às vezes os transferidos poderem se conhecer melhor, encurtando a distância entre os colegas de trabalho, criando um ambiente de boa comunicação.

Apesar de a maioria dessas confraternizações serem mais conhecidas em ambientes de trabalho, podem ser realizadas também entre familiares e amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *