座り法 – Suwarihô / 座り方 – Suwarikata

O hábito de sentar no chão é visto em várias culturas do mundo, contudo, no Japão sentar-se no chão é mais que um costume muito antigo.

Embora hoje em dia no Japão seja cada vez mais comum as pessoas sentarem em cadeiras, ao invés do chão ou 畳 Tatami, ainda são celebradas refeições tradicionais ao redor de uma mesa baixa, durante a cerimônia de chá e práticas marciais, por exemplo.

O estilo de vida ocidental moderno de sentar em cadeiras que radicalmente foi introduzido no Período Meiji (明治), e essa ocidentalização aparente no Japão é cada vez mais popular para a geração jovem.

Mas, mesmo com a influência ocidental e a globalização, a formalidade é um fator inerente ao povo japonês, e a arte de sentar não escapou de se tornar um Kata (SuwariKata).

Existem dois caracteres chineses para representar o ato de sentar: o mais novo e geralmente usado pelos japoneses é 座 Za (座るSuwaru).

坐 = a ação de sentar.
座 = é o lugar a se sentar.

Quando separamos os radicais deste Kanji 坐, encontramos três partes como 人 Nin (pessoa) +人 Nin +土 Tsuchi (terra) e que pode denotar duas pessoas que sentam no chão.

Mas, quando se fala sobre sentar na cultura Japonesa, o 正座 (Seiza) é a forma mais representativa, na verdade o termo, assim como a postura, somente foi popularmente usado depois do Período Meiji.

Sentar em Seiza se tornou uma exigência na cerimônia do chá para garantir o significado religioso da seita 禅 (Zen).

O Seiza parecia ser muito efetivo para manter as novas instituições sociais estabelecidas. No começo do Período Meiji, o recente governo estabeleceu muitos sistemas políticos modelados nos modernos e poderosos países ocidentais.

Por outro lado, o governo atrelou a importância de educação para criar uma identidade nacional do Japão moderno.

Nas escolas, o esclarecimento sobre a forma de sentar foi amplamente divulgada, e esta postura foi nomeada Seiza (postura sentada correta) pela primeira vez.

O Seiza nada mais é que aquela posição quase que impossível para nós ocidentais, onde se senta em cima das pernas e com as costas eretas.

Os homens podem afastar as pernas um palmo aproximadamente, enquanto as mulheres devem manter-se com os joelhos juntos.

Mesmo com a modernidade, ainda em cerimônias mais formais vê-se muito esta prática.

As crianças na escola e creches japonesas aprendem desde cedo que esta é a forma mais respeitosa de se sentar e respeitar seus anfitriões.

正坐  = Sei-za  significa sentar-se com tranquilidade, mas, eu, particularmente não consigo, e vocês?

Outra forma bem comum, quando a pessoa não pode sentar-se no chão em um dia chuvoso por exemplo, é agachada para descansar temporariamente ou em posição de cócoras, essa forma de agachar ficou recentemente conhecida como ヤンキー座り(Yanki Suwari) ou うんこ座り(Unko Suwari).

Fontes:
https://www.uwbk.com.br/cultura/82-geijutsu-artes-refinadas/422-suwariho
Facebook Dicas da Mih no Japão

Veja também:

Oshibori – Hospitalidade Japonesa

OSHIBORI é uma toalha de mão úmida, fria ou quente [...]

Sukiyaki

Em meados do Período Edo(1603 a 1867),em Kansai originalmente tinha [...]

Arranjos Florais | 生け花 | Ikebana

Ikebana ou Kadou (花道) é a arte do arranjo de [...]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *