「お餅」(Mochi) – Tradição de ano novo no Japão

Dentre muitas outras tradições de ano novo no Japão, não podemos deixar de citar sobre o「お餅」(Mochi) – o famoso bolo de arroz, redondinho e branquinho (o tradicional, pois existem os coloridos também) e com sua respeitável tradição milenar.

Trata-se de um alimento que é sinônimo de sorte e fartura, e cheio de significados, desde o preparo até o consumo final. Poderia passar horas descrevendo sobre cada detalhe, mas a ideia aqui é somente simplificar a compreensão dessas lindas tradições japonesas.

Em resumo, geralmente nos últimos dias do ano, é realizado o festival chamado “Mochitsuki”, em que o Mochi é preparado dentro de um grande recipiente (de madeira ou pedra), sendo sovado através de “marteladas”. Este evento acontece como agradecimento das virtudes recebidas durante o ano, além de renovar as esperanças para um próspero ano novo.

Com a modernidade, é possível comprar o “Kagamimochi” já montado e pronto, em que os japoneses deixam no altar da família até o dia 11 de janeiro – data tradicional do “Kagamibiraki”, em que o “Kagami” significa espelho, e o “Biraki” (derivado do Hiraki) que significa abrir.

Nesta data, eles realizam a “abertura do espelho”, pois na tradição milenar, os japoneses acreditavam que o Mochi era semelhante a um espelho, possuindo a energia da alma e em agradecimento aos deuses.

E por que o “Kagamimochi” possui este formatinho (somente para o ano novo, pois é normal comer Mochi durante o ano todo..rs)? Quanto à tangerina no topo, é para que os descendentes da família prosperem por gerações.

Quanto ao Mochi de baixo, refere-se ao ano que passou, e o Mochi de cima refere-se ao novo ano, em que quando são empilhados significa o “envelhecimento suave”; então, no momento da abertura e do seu consumo, eles agradecem a Deus pelo ano que passou, por não ter faltado saúde e alimento para sua família, desejando prosperidade no novo ano, por uma vida longa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *